Atividades Complementares

As atividades complementares são exigíveis para integralização do curso juntamente com as disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e estágio. Possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do discente adquiridas extraclasse, permitindo assim a sua incorporação ao currículo e a oportunidade de diversificar e enriquecer a sua formação por meio da participação em eventos e outros meios alternativos de formação realizados no decorrer do curso.

O projeto pedagógico do curso vespertino (PPC 2017 e 2008) prevê uma carga horária mínima de atividades complementares de 120 horas e é feita uma atribuição de créditos a essa carga horária cumprida pelo estudante em suas realizações. As atividades são divididas de acordo com a sua caracterização. 

Em caso de dúvidas não elucidadas aqui e para conhecer outras exigências próprias de cada PPC 2008 e 2017, o aluno deverá consultar o Colegiado do Curso.

COMO SOLICITAR ¬

Procedimento padrão – Aluno:

1º ¬

Acessar o Portal do Aluno e clicar sobre o link “Atividades Complementares” (menu esquerdo);

2º ¬

Inserir as solicitações conforme instruções do Manual de Atividades Complementares — veja aqui também os tipos de atividades que podem ser validadas;

3º ¬

Encaminhar a documentação comprobatória (certificados, declarações, cópias de trabalhos ou outros registros) somente para o e-mail colengprod.ufes [at] gmail.com, obedecendo a seguinte padronização:

Assunto do e-mail:

Encaminhamento de documentos para validação de ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Corpo do e-mail:

“Eu, _______, matrícula nº _______, curso ________, encaminho anexa a documentação necessária no formato PDF (tamanho máximo por arquivo: 5MB) para comprovação das informações inseridas no portal do aluno e validação da carga horária do Programa de Atividades Complementares. declaro verídicos os documentos encaminhados em anexo a esta mensagem e me coloco à disposição para a comprovaçãocaso solicitada por este colegiado.

Anexos:

Certificados, declarações, cópias de trabalhos, resumos, entre outros registros.

ATENÇÃO ALUNO:  

1 - Não serão validadas as atividades complementares dos alunos que enviarem mensagens sem a padronização acima e sem anexos.

2 - Os anexos do e-mail deverão ter no máximo 5MB (cada arquivo) e agrupados conforme o tipo de atividade (nomear da seguinte maneira):

A – CURSOS DE EXTENSÃO (todos os comprovantes de extensão)

B – CURSOS DE EXTENSÃO – CONTINUAÇÃO (caso o primeiro arquivo ultrapasse os 5MB)

C – PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

(...)

4º ¬

Acompanhar o registro acessando o histórico conferindo se a carga horária mínima exigida foi atingida. Em caso negativo, novas atividades deverão ser apresentadas.


IMPORTANTE: É DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO ACOMPANHAR O REGISTRO DAS ATIVIDADES POR INTERMÉDIO DO PORTAL DO ALUNO (HISTÓRICO ESCOLAR) E DOS DESPACHOS INSERIDOS PELOS PROFESSORES E SECRETARIA DO CCEPV NO LEPISMA. VEJA O PASSO A PASSO AQUI.


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