Apresentação

O Departamento de Engenharia de Produção (DEPR) faz parte da estrutura do Centro Tecnológico da UFES e se dedica as atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas a Engenharia de Produção.  Nosso Departamento é responsável pelo Curso de Graduação em Engenharia de Produção, por oferecer disciplinas de graduação na área de  Engenharia de Produção para os demais cursos de engenharia do Centro Tecnológico, desenvolver pesquisas de Pós-Graduação e projetos de extensão através de seus Professores e Laboratórios.

Quem Somos

O DEPR atualmente conta com 15 professores permanentes. Atualmente, o Chefe do Departamento é o Professor Herbert Barbosa Carneiro e o Sub-Chefe é o Professor Jorge Luiz dos Santos Jr.

Os professores do DEPR são responsáveis pelas disciplinas da graduação com o código EPR (obrigatórias e optativas), ministradas para as engenharias Mecânica, Civil, Elétrica, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Ambiental. A disciplina Economia da Engenharia (EPR 01036) também é oferecida para o curso de Estatística.

Os professores do DEPR também atuam nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Informática da UFES.

A Graduação em Engenharia de Produção 

O DEPR iniciou o Curso de Graduação em Engenharia de Produção em agosto de 2006 e fica localizado no prédio do CT X. A matriz curricular do novo curso encontra-se disponível em nossa página.

A Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Produção é a Professora Miriam de Magdala Pinto.

Nossos Laboratórios

Os Laboratórios do DEPR atuam de forma participativa com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. São eles: Laboratório de Orçamentos - LABOR, Laboratório de Topografia e Cartografia – LTC , Laboratório do Núcleo de Logística e Transportes – LabNuLT, Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR, Laboratório de Manufatura e Laboratório de Modelagem Matemática. As atividades desenvolvidas pelos Laboratórios do DEPR estão apresentadas em seus relatórios específicos.

A Engenharia de Produção trata do planejamento, projeto, implantação, controle e otimização de sistemas produtivos, buscando uma integração de pessoas, informações, materiais e equipamentos a fim de produzir um serviço ou produto de modo econômico, consistente com os valores sociais vigentes e a preservação dos recursos naturais e do ambiente. Deste modo, a Engenharia de Produção pode ser exercida em praticamente todas as atividades produtivas humanas, embora sua aplicação se faça particularmente necessária na produção industrial de bens e na prestação de serviços complexos. 

Ela constitui o elo entre a tecnologia propriamente dita e o planejamento e gerência de sistemas produtivos, fundamentando-se nas ciências matemáticas, físicas e sociais, bem como em princípios e métodos de engenharia para especificar, prever, avaliar e melhorar os resultados obtidos por tais sistemas. O Engenheiro de Produção é, portanto, um profissional que, além de conhecimentos específicos de tecnologia, tem uma formação especial voltada para o projeto e a gerência de sistemas produtivos, atuando na interface das partes tecnológica e gerencial da Engenharia. 

Por este caráter de interface, existe muita confusão, mesmo entre profissionais da área, no que se refere à diferença entre Engenharia de Produção e a Administração de Empresas. Tal conflito de conceituação pode ser esclarecido quando se observa o enfoque principal destas duas ciências: enquanto a Administração centra-se, principalmente, na gestão dos processos administrativos, processos de negócio e na organização estrutural da empresa, a engenharia de produção concentra-se na gestão dos processos produtivos. 

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910