Projetos de Pesquisa

Os seguintes projetos de pesquisa estão em desenvolvimento pelos servidores docentes do Departameto de Engenharia de Produção:

2015 - Atual

Qualidade dos Lucros: Persistência ou Gerenciamento de Resultados

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar e descrever a Qualidade dos lucros enquanto construto derivado da associação entre as variáveis Persistência dos Lucros e Gerenciamento de Resultados. Este estudo justifica-se e obtém relevância ao destacar que as variáveis Persistência e Gerenciamento constituiem uma única métrica para a Qualidade dos Lucros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Elizeu Maria Junior - Coordenador.


2019 - Atual

Desenvolvimento Humano nas Organizações

Descrição: Este estudo sobre Desenvolvimento Humano atualmente está focado nas Associações, Cooperativas e Propriedades vinculadas ao MPA-ES (Movimento dos Pequenos Agricultores) e intenta conhecer as unidades produtivas dos cooperados e das cooperativas, as relações com os associados/cooperados e as práticas relacionadas com os fins da organização. Esta é uma organização composta por pequenos agricultores, donos dos meios de produção e têm formação em auto-organização (uma gestão aos moldes da autogestão), com o associado tendo a liberdade de se envolver ou não, diferentemente do trabalhador assalariado que, de modo geral, não tem esta independência e autonomia nas empresas. Como esta pesquisa visa o processo de amadurecimento/aprendizagem do ser humano, portanto, o foco está na cognição, o entendimento das relações entre associados e destes com as Associações e Cooperativas MPA-ES serão inspiração para uma sistematização de um modelo do desenvolvimento Humano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Estevão Cota - Coordenador / Scarim - Integrante.

2015 - Atual

GEOGRAFIA DA QUESTÃO DOS ALIMENTOS E DA ALIMENTAÇÃO

Descrição: Este projeto busca sistematizar o conjunto dos dados e informações sobre a questão dos alimentos e da alimentação no Espírito Santo, assim como analisar as pesquisas desenvolvidas em Geografia, História, Ciências Sociais, Economia, Psicologia, Nutrição, Saúde, Agronomia, Nutrição e Engenharia sobre esta temática da Alimentação e Alimentos. Objetivos - Levantar, sistematizar os dados e informações sobre a produção, distribuição e consumo de no Espírito Santo; - Analisar as teses e dissertações de todas as áreas envolvidas na problemática do alimentar humano; - Aprofundar a compreensão teórica acerca da problemática - Fortalecimento institucional do Grupo de Estudos sobre a Questão dos Alimentos, a partir da realização semanal dos Colóquios sobre a Questão dos Alimentos; - Formar pesquisadores de iniciação à pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado nesta linha de pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco Estevão Cota - Integrante / Paulo Scarim - Coordenador.

2015 - Atual

História do Pensamento, Alimentação e da Saúde

Descrição: Grupo de Pesquisa CNPQ. Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3934976325705014.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Francisco Estevão Cota - Integrante / Paulo Scarim - Coordenador.


2020 - Atual

Aprendizado profundo aplicado à mapeamento de uso dos solos a partir de imagens do Google Street View

Descrição: Para realizar um mapeamento de uso dos solos em uma área urbana, necessita-se de um dispendioso trabalho de campo para identificar os diversos usos de edificações, que normalmente pode envolver um registro fotográfico e cartográfico. Com a disponibilidade de imagens no serviço online do Google Street View, e recentes avanços na área de inteligência artificial promovido por novas tecnologias em unidades de processamento gráfico, dando origem ao aprendizado profundo, torna-se atrativa a aplicação de algoritmos de visão computacional dessa área para detecção e classificação de usos do solo em meio urbano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Frederico Damasceno Bortoloti - Coordenador / Jonivane Tavares - Integrante.


2018 - Atual

Economia compartilhada e gestão pública colaborativa: novas oportunidades para ampliação das capacidades administrativas.

Descrição: Esse projeto traz como objetivo geral investigar como as oportunidades abertas pela economia compartilhada e colaborativa podem ser utilizadas pelos gestores públicos para aumentar a eficácia e a eficiência da gestão pública municipal, bem como das políticas públicas ofertadas à sociedade civil, seja pela incorporação de novas ideias, horas de trabalho de especialistas, escritórios e softwares para o desenvolvimento de projetos ou mesmo reformatando o próprio conceito de uso público do recursos e os bens não-rivais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica e se utiliza de uma combinação de técnicas de pesquisa, coleta e análise de dados a fim de explicar o fenômeno em estudo, inclusive lançando mão de entrevistas e ferramentas de webscraping. A partir do estoque de conhecimento que o Grupo de Pesquisa em Capacidades Administrativas Municipais acumula até o momento, será possível fazer as reflexões necessários sobre as oportunidades de se pensar a Gestão Pública sob a perspectiva da Nova Economia do Compartilhamento, inclusive apresentando possibilidades de ferramentas de contextos para a gestão. É a partir da combinação entre aprofundamento teórico, investigação empírica e análise das ocorrências concretas da realidade é que será possível compreender as proximidades e distanciamentos dos objetos de análise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jorge Luiz dos Santos Junior - Coordenador / Tatiana Aparecida Ferreira Doin - Integrante / Gisele de Lorena Diniz Chaves - Integrante / Wander Demonel - Integrante.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

2017 - Atual

Recursos humanos na gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios brasileiros

Descrição: O crescimento exponencial da taxa de urbanização brasileira levou a igual crescimento do volume de resíduos sólidos urbanos gerados nos centros urbanos, ocasionando o crescimento e surgimento de diversos lixões. Apesar de as instituições brasileiras estarem buscando adequar seus marcos legais a fim de enfrentar esse problema, os municípios brasileiros, responsáveis pela gestão dos resíduos ainda não dão conta de cumprirem as etapas propostas na adequação dos serviços urbanos nessa área. Em 2010, foi promulgada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde se estabelece o ano de 2014 como data última para que se acabe com os lixões, seja implantada a coleta seletiva, a logística reversa e a compostagem dos resíduos úmidos. Esse trabalho busca propor a composição ideal para as equipes envolvidas com a gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios brasileiros no sentido de garantir que os municípios estejam preparados para lidar com todos os distintos e complexos aspectos exigidos e necessários para a implantação da PNRS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jorge Luiz dos Santos Junior - Coordenador / Gisele de Lorena Diniz Chaves - Integrante / Wander Demonel - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


2010 - Atual

Sistemas de Transportes

Descrição: Ao estudar as possibilidades de atendimento da demanda por deslocamentos urbanos ou regionais, o planejador de transportes pode encontra-se diante de vários problemas envolvendo a utilização de sistemas e tecnologias associadas aos diversos modos de transporte. Nos últimos anos, diversos trabalhos têm sido publicados abordando os mais diferentes problemas e aspectos de sistemas de transporte em várias áreas de interesse e com diversos enfoques. Este projeto, dentro da linha de pesquisa de Planejamento e Operação de Transporte, conta com a participação de professores e alunos da área de concentração em transportes do Mestrado em Engenharia Civil e das graduações em Engenharia Civil e de Produção, e está voltado para pesquisas em Sistemas de Transportes, seja urbano ou regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Gregório Coelho de Morais Neto - Coordenador / Marta Monteiro da Costa Cruz - Integrante / Rodrigo de Alvarenga Rosa - Integrante / Nadja Guedes - Integrante / Patrícia Alcântara Cardoso - Integrante.

Número de produções C, T & A: 25


2014 - Atual

Análise da eficiência no dimensionamento da capacidade portuária

Descrição: A análise da eficiência portuária é um tema que vem sendo amplamente estudados em todos os portos mundiais, pois atinge diretamente o equilíbrio econômico dos países. O desenvolvimento dos sistemas portuários mundiais possui características estão em diferentes estágios de desenvolvimento, pois agregam não só fatores tecnológicos, como também das políticas dos países quanto ao desenvolvimento portuário. A diversidade de fatores que atuam em qualquer sistema portuário proporciona um vasto campo de pesquisa e análises quanto ao desempenho e eficácia de um porto. Por outro lado, esta mesma diversidade implica que diversas análises, utilizando diferentes métodos, podem gerar interpretações completamente divergentes. As análises comparativas entre portos, e medidas de desempenho portuários são uma forma de avaliar os riscos em investimentos de alto custo e de longo tempo de retorno financeiro, portanto dependendo da forma como são realizadas estas análises, um porto pode ter seu aporte de capital comprometido ou as políticas públicas de investimento portuário podem privilegiar um porto em relação a outro. Propomos então desenvolver neste projeto uma análise de eficiência do desempenho portuário, utilizando a análise de envoltória de dados (DEA) que atenda aos critérios de produtividade e de políticas regulamentares do setor. As hipóteses a serem verificadas são a adequabilidade dos indicares utilizadas para a aplicação no DEA e como as políticas públicas, com a nova Lei dos Portos vão influir no desempenho portuário. Como resultado deste projeto será desenvolvida a metodológica de aplicação do DEA, levando em conta principalmente a relevância das escolhas das variáveis de produtividade e de regulação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador / Marco Antonio Farah Caldas - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Transporte e Logística - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

2014 - Atual

Modelo de otimização para apoio da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga.

Descrição: A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas, visto que o transporte representa cerca de 60% do custo logístico total. Sabe-se também, que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que um dos maiores custos das transportadoras é com o combustível. Dentro desse contexto, este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo computacional baseado em um modelo, com base nos conceitos de pesquisa operacional, que minimize o custo com combustíveis nas operações do transporte rodoviário de carga e que ajude na tomada de decisão sobre as escolhas das políticas de reabastecimento. Basicamente, este modelo consiste em analisar a variação de preços existentes entre os postos de combustíveis em uma rede rodoviária e, com isso, definir a rota, os locais e as quantidades ideais de abastecimento de forma a reduzir o custo total do consumo de combustível em todo o percurso. Portanto, para auxiliar no desenvolvimento deste modelo, foram levantados os impactos dos custos de combustíveis no transporte rodoviário de carga e os principais trabalhos sobre otimização do custo de combustível existente na literatura. Observou-se que este modelo pode auxiliar na redução de custos das transportadoras e, conseqüentemente, contribuir para o aumento da competitividade das empresas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador / Marco Antonio Farah Caldas - Integrante / Eduardo Cursi - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Transporte e Logística - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4


2015 - Atual

Utilização e avaliação de metodologias e ferramentas para inovação direcionada pelo usuário (user driven innovation)

Descrição: Inovação centrada no usuário tem sido uma tendência no desenvolvimento de produtos e serviços em grandes corporações em todo o mundo. Abundam as propostas de metodologias e ferramentas para realizar as etapas básicas dos processos de inovação, quais sejam, inspiração, ideação e prototipação. O objetivo desse projeto é utilizar em projetos de inovação social e convencional combinações dessas ferramentas para avaliação dos seus resultados efetivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Míriam de Magdala Pinto - Coordenador / Bruno Mannato Angius - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

2015 - Atual

Metodologias para avaliação de impacto social

Descrição: Tendo em vista que a promoção do desenvolvimento sustentável é uma demanda deste século, torna-se fundamental o entendimento dos impactos sociais não apenas de projetos sociais mas também de negócios, principalmente os ditos, negócios sociais. Atualmente há grande número de metodologias disponíveis para avaliação de impacto social porém elas não estão integradas em um estrutura que as relacione. O objetivo desse projeto de pesquisa é estudar as metodologias existentes e propor heurísticas que facilitem a quem quer avaliar impactos sociais de suas ações escolher qual ou quais metodologias deve utilizar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Míriam de Magdala Pinto - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


2019 - Atual

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) como ferramenta de apoio à sustentabilidade em projeto de produto

Descrição: O conceito de desenvolvimento sustentável significa que as empresas devem procurar reduzir os impactos ambientais de suas atividades, além de promover o desenvolvimento econômico e social. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que possibilita avaliar o impacto ambiental potencial associado a um produto ou atividade durante seu ciclo de vida, desde a extração das matérias-primas no sistema produtivo, passando por todas as operações industriais e de consumo até a gestão de resíduos. O emprego da ACV possibilita avaliar a implementação de melhorias ou alternativas para produtos ou processos, bem como a integração de aspectos sustentáveis no projeto e desenvolvimento de produtos. O estudo de ACV é dividido em quatro fases: Definição do Objetivo e Escopo, Análise de Inventário, Avaliação de Impacto e Interpretação. Este trabalho visa realizar a avaliação do ciclo de vida de produto, a fim de avaliar e quantificar seus impactos ambientais e identificar pontos de melhoria no seu perfil ambiental. Inicialmente, será selecionado o produto a ser avaliado. Posteriormente, serão estabelecidos todos os elementos necessários para a definição de metas e escopo para a ACV. Após a análise do inventário, serão classificados e caracterizados os impactos ambientais e realizada a interpretação dos resultados obtidos, em que se espera encontrar oportunidades de melhoria do perfil ambiental do produto e, ou dos processos e atividades de seu ciclo de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Mirela Guedes Bosi - Coordenador / Leila Aley Tavares - Integrante / Maria da Penha Piccolo - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

2019 - Atual

Análise do ciclo de vida de embalagens de café torrado e moído e café solúvel

Descrição: A técnica de análise do ciclo de vida (ACV) é uma ferramenta para calcular o impacto ambiental dos produtos e/ou dos sistemas durante as diferentes fases de seu ciclo de vida. Com base nos impactos causados ao meio ambiente, esta técnica auxilia na tomada de decisão para a escolha de processos e produção de determinados produtos que sejam mais sustentáveis. Neste trabalho, será realizada a ACV para embalagens de café torrado e moído e café solúvel. Tal produto apresenta uma importância histórica na economia brasileira, além de ser uma das bebidas mais consumidas mundialmente. No entanto, a alta demanda e as crescentes inovações tecnológicas no setor geram impactos ao ambiente, especialmente ao que se refere às embalagens. Considerando o novo padrão de mercado que exige uma produção mais limpa e preocupada com a redução de agressões ao meio ambiente, este trabalho pretende avaliar os tipos mais comuns de embalagens de café fazendo-se a análise desde a extração da matéria-prima até a sua destinação final. Para isso, a metodologia será realizada em quatro fases: 1. Definição do objetivo, 2. Análise de Inventário, 3. Avaliação de Impacto e 4. Interpretação. Após a obtenção das etapas críticas de cada tipo de embalagem, os resultados serão comparados com a finalidade de aumentar as discussões e propor sugestões de medidas a serem implementadas para reduzir seus impactos ambientais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Mirela Guedes Bosi - Integrante / Leila Aley Tavares - Coordenador.


2016 - Atual

Análise de Operações Ferroviárias com o uso de técnicas de Pesquisa Operacioanl e Simulação

 

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marta Monteiro da Costa Cruz em 19/12/2018.

Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver modelos de otimização e de simulação que auxiliem na tomada de decisões níveis operacionais, táticos e estratégicos de uma ferrovia. Buscam-se desenvolver ferramentas úteis para a tomada de decisões em ferrovias. Outra nova frente de pesquisa deste projeto é a análise da eficiência energética em ferrovias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Patrícia Alcântara Cardoso - Integrante / Gregorio Coelho de Morais Neto - Integrante / Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador.

2015 - Atual

Projetos de redes logísticas para postergação de tempo: Análise de Modelos Matemáticos e Métodos de Solução

Descrição: O projeto de uma rede logística é uma decisão complexa muito importante no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. Este projeto toma características ainda mais complexas quando se deseja reduzir os custos de distribuição dos bens e aumentar os níveis de serviço oferecidos aos clientes. Os modelos matemáticos atualmente estudados na literatura consideram alguns participantes do projeto de rede logística, como as fábricas, os centros de distribuição, os varejistas, os centros de recuperação, de descarte, de triagem, de distribuição do varejista e de assistência técnica. Entretanto, em problemas reais podem existir outros atores e fatores que não devem ser relevados no projeto. Esses novos fatores possuem fluxos próprios, aumentando a complexidade de uma rede logística. Dessa maneira, este projeto tem como objetivo estudar o uso da modelagem matemática e outras técnicas para auxiliar no projeto de redes logísticas reais e com a postergação do tempo na cadeia de suprimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patrícia Alcântara Cardoso - Coordenador / Elimar Fardin Lorenzon - Integrante / Patricia Curbani - Integrante / Marcos Wagner Jesus Servare Junior - Integrante.

Número de produções C, T & A: 4

2015 - Atual

Estudos de Localização de Centros de Distribuição

Descrição: Esta pesquisa foi motivada pela importância da avaliação da localização de Centros de Distribuição em Projetos de Rede Logística como meio de melhoria do nível de serviço para o cliente final, sobretudo no que diz respeito ao tempo de entrega e custo final do produto. Sendo assim, a pesquisa visa avaliar a bibliografia existente sobre o tema proposto e as bases metodológicas que sirvam de benchmark para o desenvolvimento de um modelo próprio de avaliação de localização de Centro de Distribuição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patrícia Alcântara Cardoso - Coordenador / Camila Gomes Favoreto - Integrante / Nayana Almeida Alves Martins - Integrante / Vitor Poubel Timm do Carmo - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2


2022 - Atual

RNP-FI- Redes neurais profundas para fusão de informações com aplicações no diagnóstico do câncer de pele e bucal

Descrição: O projeto objetiva desenvolver novas abordagens para auxílio ao diagnóstico automatizado de câncer de pele e bucal com acurácia superior a de especialistas. A conquista desse objetivo (alta acurácia de diagnóstico) requer o desenvolvimento de novos métodos de fusão de informações heterogêneas provindos de fontes diferentes. Nesse caso, teremos dados clínicos do paciente e informações a serem extraídas da imagem e outras a serem investigadas. Nesse contexto, espera-se contribuições inovadoras através do desenvolvimento de novas metodologias para fusão de dados via algoritmos de deep learning. Espera-se que os algoritmos desenvolvidos forneçam soluções eficazes para problemas de fusão de informações heterogêneas. Cabe ressaltar que uma gama de aplicações será possível, em particular, para fusão de informação provindas de imagens, dados clínicos e dados espectrais de pacientes para diagnóstico automático de câncer de pele e bucal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Renato Antonio Krohling - Coordenador / Leandro Muniz de Lima - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

2019 - Atual

RNH-FIH -Redes neurais híbridas para fusão de informações heterogêneas

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver métodos e algoritmos computacionais para fusão de informações heterogêneas através de redes neurais hibridas. Métodos convencionais existentes que processam informações heterogêneas realizam cálculos explícitos para lidar com dados crisp, intervalares, fuzzy, fuzzy intuicionista, e distribuições de probabilidade. Um tipo de dado muito comum é imagen obtida com dispositivos móveis como smartphone. Atualmente, em muitos problemas relevantes como diagnóstico de doenças de seres humanos ou no caso de diagnóstico de doenças/pragas de plantas cada vez mais imagens são e serão usadas. O foco será tratar o problema de fusão de informações heterogêneas de forma mais geral inspirado no principio de como o cerébro humano processa informações. Nesse contexto, métodos de aprendizado de máquina, i.e., redes neurais hibridas serão propostas para fusão/classificação de dados heterogêneos. Algoritmos computacionais para tratar esse tipo de problema precisam ainda ser desenvolvidos. Aplicações para tais métodos encontram-se em várias áreas do conhecimento como em: 1) fusão de informações 2) tomada de decisão, 3) classificação de dados. Aplicações para diagnóstico de lesões de câncer de pele e de doenças de plantas serão desenvolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Renato Antonio Krohling - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2019 - Atual

PD-IA - Patologia Digital e Inteligência Artificial: Um estudo de caso para câncer da cavidade oral

Descrição: O câncer bucal é um dos tipos mais comuns de câncer em homens, causando mortalidade, se não diagnosticado precocemente. Nos últimos anos, o diagnóstico auxiliado por computador (CAD) usando técnicas de inteligência artificial, em particular, as redes neurais profundas têm sido investigadas e algumas abordagens têm sido propostas para lidar com a detecção automatizada de patologias utilizando imagens digitais. Estudos recentes indicam que a fusão de imagens com informações clínicas do paciente são importantes para o diagnóstico clínico final. Como tal conjunto de dados ainda não existe tanto quanto sabemos, iniciamos uma cooperação em 2019 com o Núcleo de Diagnóstico Bucal (NDB/UFES) existente no Serviço de Anatomia Patológica (SAP) da UFES, e um conjunto de dados inicial foi coletado e continua sendo coletado consistindo imagens histopatológicas e informações clínicas e demográficas do paciente. O conjunto de dados já coletado esta sendo analisado por patologistas do SAP gerando o padrão-ouro para ser usado pelos algoritmos de classificação. Arquiteturas de fusão de imagens com dados complementares usando as mais recentes arquiteturas para aprendizado profundo, como as redes neurais convolucionais e transformers serão investigados para diagnóstico de carcinoma oral e leucoplasia e também para a detecção da presença ou ausência de displasia epitelial. O objetivo será o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de auxílio ao patologista para diagnóstico automatizado de câncer da cavidade oral.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Renato Antonio Krohling - Coordenador / Leandro Muniz de Lima - Integrante / Matheus Becali Rocha - Integrante / Beatriz Matias Santana Maia - Integrante / Danielle Resende Camisasca Barroso - Integrante.

2018 - Atual

Um App para Auxílio ao Diagnóstico de Lesões de Pele Baseado em Imagens de Smartphone e Informações Clínicas

Descrição: O câncer de pele é a displasia mais comum no mundo. No Brasil, a cada hora uma pessoa morre devido a essa doença. Especificamente para os países economicamente emergentes, faltam instrumentos médicos e profissionais qualificados para atender a população, principalmente no interior do país. Por este motivo, um sistema para auxiliar no diagóstico do câncer de pele é muito desejado. Nos últimos anos, diferentes abordagens foram propostas para resolver esse problema. No entanto, a maioria delas é baseada em imagens dermatoscópicas, que restringem seu escopo para aquelas pessoas que têm acesso a um médico dermatologista que possui o dermatoscópio. Além disso, as abordagens atuais não consideram as informações clínicas do paciente. Em parceria com o departamento de medicina especializada do Hucam/UFES, o objetivo consiste em desenvolver um Aplicativo para smartphone que coleta imagens de câncer de pele através da câmera do dispositivo e informações clínicas do paciente. A partir deste banco de dados, nosso principal objetivo é desenvolver um aplicatico que utiliza aprendizagem profunda (em inglês: deep learning) combinando as informações extraídas das imagens com as informações clínicas, a fim de auxiliar automaticamente no diagnóstico de lesões de pele. Um outro objetivo do trabalho é criar um banco de dados contendo imagens e informações sobre câncer de pele e disponibilizá-lo a outros grupos de pesquisas nacionais e internacionais, uma vez que há uma carência desse tipo de dado. Como não há banco de dados público de imagens de pele adquiridas através de câmeras de smartphones, também pretendemos abrir o banco de dados obtido a partir deste projeto para fins de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Renato Antonio Krohling - Coordenador / André G.C.Pacheco - Integrante / José Guilherme M. Esgario - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

2018 - Atual

E-farmer: A smart-phone-based application to assist farmers in the control of coffee leaf diseases

Descrição: The control of plant diseases is usually done by specialists. Due to several factors, among them the economic one, not always a specialist is available for the small farmer. In this way, the farmer often controls the diseases of the plantation in an intuitive, imprecise and non-quantitative way. In some cases, he/she does not know how to identify the disease. On the other hand, he/she knows to identify the disease but does not know to quantify the severity of diseased leaf leading to excessive use of chemical products (pesticides) causing greater environmental impact and a higher expense with an increase in the cost of production, since it applies more than it is really necessary. This proposal addresses the problem of determining which diseases affect the plant and the degree of severity of the lesions in the leaf through techniques of image processing and classification methods using deep learning. The solution will be implemented on mobile devices to be used by small farmer so that from the photo taken of the diseased leaf, the diseases are identified and the degree of severity of each disease is calculated and from standard procedures already established by specialists, adequate dosages can be recommended for each case, considering environmental and economic aspects..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Renato Antonio Krohling - Coordenador / José G. M. Esgario - Integrante.
Financiador(es): Google Inc. - Bolsa.


2018 - Atual

Estudos Técnico-científicos em Geomática Básica e Análises Geoambientais

Descrição: Estudostécnicos e científicos nas áreas de Geomática Básica e Análises Geoambientais visando a elaboração de documentos para fins didáticos e estruturação de metodologias aplicáveis em ciências de caracterização do meio físico. O objetivo Geral do projeto é a realização de estudos e pesquisas visando a elaboração de documentos técnico-científicos de caráter didático-pedagógico nas áreas de Geomática Básica e Análises Geoambientais Elaboração documentos didáticos pedagógicos abordando aspectos específicos da Geomática: - Geomática Básica para Cursos de Engenharia: Geodésia e Cartografia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, Geoprocossamento Análises Geoambientais: Riscos Geológicos, Análises Geotécnicas Municipais, Diagnósticos Aplicado do meio físico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Rodolfo Moreira de Castro Junior - Coordenador / Frederico Damasceno Bortoloti - Integrante / Karine da Silva Glória - Integrante.


2022 - Atual

Plano Estadual de Mudanças Climáticas ? Estruturação

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo de Alvarenga Rosa - Coordenador / Neyval Costa Reis Junior - Integrante.

2021 - Atual

WIZE WASTE MANAGEMENT SYSTEM

Descrição: A solução proposta pela Wize Company permitirá às empresas que participam da cadeia de resíduos acesso às tecnologias inovadoras que não são atualmente providas por empresas nacionais. Esta afirmação está baseada em um extenso benchmarking realizado pela Wize Company. Iremos ao longo do processo criar novas tecnologias e/ou nacionalizar tecnologias existentes fora do Brasil, melhorando-as e adaptando-as à realidade local, regional e nacional. Com uma equipe especializada no desenvolvimento de software e hardware e com o apoio das ICTs locais, faremos a integração do hardware e do software que serão desenvolvidos ou aperfeiçoados durante nosso projeto, de maneira a ampliar a inovação dentro das empresas que participam da cadeia de resíduos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Rodrigo de Alvarenga Rosa - Coordenador / Rober Marcone Rosi - Integrante / Ciro Barbosa Moreira - Integrante.

2020 - Atual

Entregamos app

Descrição: Plataforma web/mobile estruturada em módulos independentes nos quais um deles tratará de toda Gestão e Controle Logístico. Tratando desde o carregamento do caminhão, identificação do posicionamento das mercadorias dentro do compartimento de carga do caminhão, da liberação de acesso em portarias até a entrega das mercadorias propriamente dita. O rastreio é feito através de leitura de etiquetas, o histórico dessas leituras (quem, onde, quando) fica disponível para o destinatário e, quando em trânsito, é possível o acompanhamento em tempo real do transporte. O agendamento e a roteirização das entregas é feito de forma automatizada através do uso de um modelo matemático e inteligência artificial. O posicionamento das cargas é feito de acordo com as restrições de peso por eixo definidas pelo usuário de acordo com cada modelo de caminhão e entregue em um modelo 3D, ou seja, o usuário terá na palma de sua mão um desenho em 3D do compartimento de carga do caminhão indicando onde cada mercadoria deve ser alocada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Rodrigo de Alvarenga Rosa - Coordenador / Bruna Curto Uliana - Integrante.

2017 - Atual

Impacto Ambiental dos Sistemas de Transportes

Descrição: Avaliar por meio da metodologia Life Cycle Assessment (LCA) e indicadores de Eco-eficiência o impacto ambiental dos diversos sistemas de transporte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo de Alvarenga Rosa - Coordenador.

2017 - Atual

Métodos para otimização do planejamento da operação ferroviária (Modelos matemáticos e heurísticas)

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é a proposição de modelos matemáticos e heurísticas para apoiar o planejamento da operação ferroviária (distribuição de vagões, locomotivas e equipagem, circulação de trens em linha dupla e em linha singela e planejamento da operação em pátios) e modelos matemáticos para avaliar novos combustíveis e tecnológicas a fim de reduzir custos com o uso de combustíveis e minimizar o impacto ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Rodrigo de Alvarenga Rosa - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2017 - Atual

Problema de Roteirização de Veículos (Modelos Matemáticos e Meta-heurísticas)

Descrição: Propor novos modelos matemáticos e meta-heurísticas para diversas aplicações empresarias, quer seja de logística urbana, logística marítima e logística aérea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Rodrigo de Alvarenga Rosa - Coordenador.


2022 - Atual

Processos decisórios na gestão de projetos: análise de riscos e suprimentos

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Thiago de Almeida Rodrigues - Integrante / MOTA, CAROLINE - Coordenador / Inez Manuele dos Santos - Integrante / Luciana Alencar - Integrante / Andre Morais Gurgel - Integrante / Pâmela Adelino Ramos - Integrante / Maria Creuza Borges de Araujo - Integrante / Ciro José Jardim de Figueiredo - Integrante / Simone Maria da Silva Lima - Integrante / Elaine Oliveira - Integrante.


2017 - Atual

ORGANIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO EM EMPRESAS LOW-TECH CAPIXABAS

Descrição: Este projeto se propõe a estudar as cadeias de valor da inovação e seus modelos de gestão em empresas industriais inovadoras que atuam em ambientes caracterizados como de média-baixa e baixa intensidade tecnológica (aqui denominadas de forma ampla como empresas low-tech) no estado do Espírito Santo. Busca-se aquelas empresas que, apesar de atuarem em ambientes com pouca tradição em inovação, diferenciam e inovam produto sem o uso intensivo e constante de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Neste sentido, pretende-se estudar como essas empresas low-tech que, por definição, apresentam pouco ou nenhum investimento em P&D e baixa intensidade tecnológica, estruturam, organizam e gerenciam suas cadeias de valor da inovação; buscando, dessa forma, questionar o senso comum estabelecido que associa empresas de baixa intensidade tecnológica à baixa intensidade em inovação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wander Demonel de Lima - Coordenador.

 

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